Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a vacina contra o Sarampo

 

Publicado em: 20/08/2019 00:00

Whatsapp

 

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus altamente contagioso. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.  Algumas das complicações podem ocorrer em determinadas fases da vida: pneumonia, otite média aguda (infecções de ouvido), encefalite aguda e até morte!

Com o reaparecimento do sarampo no Brasil após 20 anos de erradicação, todos nós precisamos ficar em estado de alerta! Leve sua carteirinha de vacinação até a UBS mais próxima da sua casa. A vacina é a melhor forma de prevenção. Cuide da sua saúde!

 

Imunização com a vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)

De 12 meses a 29 anos de idade: duas doces da vacina Tríplice Viral;

De 30 a 49 anos de idade: uma dose da vacina Tríplice Viral;

Viajantes de 6 meses a 11 meses com destino para locais onde há circulação viral de sarampo;

Profissionais de saúde: duas doces da vacina Tríplice Viral independente da faixa etária.