No último sábado, 18 de maio, os produtores rurais que integram a agricultura familiar do nosso município, receberam os slabs para produção de morangos no sistema semi-hidropônico. Esse material irá possibilitar a produção de morangos como alternativa de emprego e renda fomentado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Foz do Jordão.
Os slabs consistem em sacos contendendo substratos específicos para cada cultura e, neste caso, esses slabs receberão as mudas de morango que serão importadas do Chile. Esse projeto de semi-hidroponia se encaixa perfeitamente nas condições dos pequenos produtores do nosso município, já que a mão de obra familiar é suficiente para todo o manejo no cultivo da fruta.
O sistema semi-hidropônico é mais prático de ser instalado e consiste em pequenas porções de substrato inerte ensacados, que são umedecidos através de um sistema de irrigação interno. Esse substrato pode ficar apoiado em cavaletes ou palanques, mantendo o local organizado. Além disso, o fato do substrato ser inerte é um ponto muito positivo, pois é através dele que os produtores conseguem monitorar as principais propriedades do solo. O substrato serve como parâmetro para saber quais nutrientes aquela planta necessita mais e quais ela não está utilizando. Seu monitoramento não precisa ser tão constante, facilitando ainda mais sua administração.
Nas imagens, podemos ver os produtores Domingos Zenaro, Wilson Maurina, Aroldo Ribeiro e Antonio Pires recebendo os slabs.
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, que tem a frente o Secretário Loreni Eusébio de Brito, está auxiliando os produtores em todos os quesitos, desde o intermédio na compra dos insumos até o transporte e a assessoria do manejo de todo o processo produtivo.